Evolução do Varejo e da Indústria
- Alexandre Petean
- 14 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Esse quadro nos mostra na linha do tempo a diferença entre a evolução do varejo e da indústria.
De 2003 até 2008 podemos ver que a demanda tinha ganhado forças com a geração de empregos e a produção industrial vinha crescendo continuadamente e tinha condições para perpetuar e se tornar autossustentável por mais tempo.
O problema é que a nossa produtividade não acompanhou o consumo e o grande descompasso como podemos ver no quadro iniciou-se em 2008 com a crise internacional. Posteriormente em 2011 - 2012 iniciou-se uma desaceleração e estagnação com medidas protecionistas adotadas pelo governo, como a falta de incentivos a indústria, a falta de investimentos, acabaram prejudicando a competitividade, consequentemente as exportações, mas como podem ver o incentivo ao consumo continuou, ou seja, nossa capacidade produtiva não acompanhou a evolução da demanda, dando início a uma desindustrialização, no que acabou resultando a crise econômica financeira do governo Dilma 2014 - 2016. Como consequências tivemos, exportações estagnadas e aumento das importações, indústrias fechando as portas, desempregos em massa, inflação e juros altos - resumindo, a partir de então fomos inflando e alimentando oque chamamos de Custo Brasil.
Alexandre Junqueira Reis Petean - Administrador de Empresas e Consultor Empresarial especializado em Finanças e Controladoria
Comentários